II Timóteo 4:7

... combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé .....

09 junho 2011

CONSCIÊNCIA, MANTER UMA BOA Part. 1



Definição: Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, discernindo o certo e o errado, e a sensação de que se deveria fazer o que é certo.

1. Consciência é a voz orientadora de Deus no homem.

· Provérbios 20:27 O espírito do homem é a lâmpada do Senhor; ela esquadrinha todo o mais íntimo do ser. [Cf. Jó 32:8.]
· Isaías 30:21 Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele.
· João 1:9 [O Espírito de Jesus toca cada homem:] Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo. [Cf. João 14:6.]
· Romanos 2:14,15 [Até mesmo aqueles que não conhecem Jesus pessoalmente têm uma consciência dos padrões divinos, que Ele deu a cada homem.] Quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei. 15Eles mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.

2. Devemos escolher se vamos ou não obedecer à nossa consciência.

· Jó 27:6b Não me reprovará a minha consciência enquanto eu viver.
· Atos 24:16 Por isso procuro ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.
· 2 Coríntios 1:12 Ora, a nossa glória é esta: O testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e especialmente convosco.
· 1 Timóteo 3:9 Conservando o mistério da fé com a consciência pura.

3. Culpa na consciência nos condena pelo pecado.

· Jó 15:20a,21a,24a Todos os dias o ímpio sofre tormentos, 21ao sonido dos horrores está nos seus ouvidos. 24aAssombram-no a angústia e a tribulação; prevalecem contra ele.
· Salmo 40:12b [O rei Davi orou:] As minhas iniqüidades me prenderam, e não posso ver. São mais numerosos do que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração desfalece.
· Salmo 73:21 O meu coração se amargurou, e senti picadas nos meus rins.
· Isaías 59:12 Pois as nossas transgressões se multiplicaram perante Ti, e os nossos pecados testificam contra nós. As nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades;
· Romanos 1:18,19 [Deus fala à consciência de todos sobre os seus erros.] Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade pela injustiça, 19visto que o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhes manifestou.

4. Quando resistimos a verdade ela perde o poder sobre a nossa mente. Se nos recusarmos a dar ouvidos à nossa consciência, com o tempo ficamos insensíveis à mesma.

· Jeremias 6:15a Estão envergonhados da sua abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonharam; nem mesmo sabem que coisa é envergonhar-se.
· Mateus 6:22,23 A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas! [Cf. Lucas 11:34,35.]
· Romanos 1:21 Pois tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças, antes seus raciocínios se tornaram fúteis, e seus corações insensatos se obscureceram.
· Efésios 4:17-19 Portanto, digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade do seu pensamento, 18entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. 19Tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à dissolução para, com avidez, cometerem toda a sorte de impureza.
· 2 Tessalonicenses 2:10-12 E com todo engano da injustiça para os que perecem. Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam a mentira, 12e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
· 1 Timóteo 4:2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência.
· Tito 1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua mente como sua consciência estão contaminadas.
· 2 Tessalonicenses 2:7 [Nos Últimos Dias, a convicção do Espírito Santo deixará de restringir  o comportamento desregrado e rebelde do homem, e a Terra será um inferno:] Pois já o mistério da injustiça opera; somente há um [o Espírito Santo] que agora o detém até que seja afastado.
Fonte : ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário