II Timóteo 4:7

... combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé .....

18 junho 2011

Consciência, manter uma boa Part. 2

5. Exemplos bíblicos de consciências culpadas:

· Gênesis 3:6b-11 [Após comerem o fruto proibido, Adão e Eva ficaram com um peso na consciência:] Tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu. 7Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; coseram, pois, folhas de figueira, e cingiram-se. 8Então ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás? 10Ele respondeu: Ouvi a Tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me. 11Perguntou-lhe Deus: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
· Gênesis 42:21 [Os irmãos de José:] Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando nos rogava, mas nós não o atendemos; é por isso que vem sobre nós esta angústia.
· Êxodo 9:27 [O Faraó do Egito:] Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Desta vez pequei. O Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos ímpios.
· 1 Samuel 24:5-6 [O rei Davi sentiu-se mal por ter cortado em secreto a orla do manto do rei Saul:] Depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. 6Disse ele aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele; pois é o ungido do Senhor.
· 2 Samuel 24:10 [Rei Davi:] Mas o coração de Davi o acusou depois de haver ele levantado o censo do povo, e disse ao Senhor: Muito pequei no que fiz. Porém agora, ó Senhor, peço-Te que perdoes a iniqüidade do Teu servo. Procedi mui loucamente.
· Esdras 9:6 [Esdras, o sacerdote e escriba, disse:] Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a Ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos Céus.
· Daniel 5:6 [O rei Belsazar da Babilônia:] Então se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram [quando viu a mensagem de julgamento de Deus, a “escritura na parede”]; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro.
· Mateus 26:75 [O apóstolo Pedro:] Então Pedro se lembrou das palavras que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes Me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. [Cf. Marcos 14:72 e Lucas 22:61,62.]
· Mateus 27:3-5 [Judas Iscariote:] Então Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e anciãos, 4dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. 5Então ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
· João 8:9 [Os escribas e fariseus, que tinham acusado a meretriz e estavam para matá-la a pedradas:] Quando ouviram isto [o que Jesus disse em defesa da mulher], foram-se retirando um a um, a começar pelos mais velhos, até que ficou só Jesus e a mulher no meio onde estava.
· Atos 2:37 [A multidão a quem Pedro testemunhou sobre Jesus:] Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
· Atos 9:5 [Saulo de Tarso, que tinha perseguido os cristãos, e que depois se tornou Paulo, o apóstolo:] Ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões [a sua consciência sob convicção]. (Cf. Atos 26:14.)

6. A salvação, através da graça, limpa a consciência da condenação por erros passados.

· Romanos 8:1 Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
· Hebreus 9:14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo?
· Hebreus 10:22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
· 1 João 3:19-21 Nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dEle tranqüilizaremos o nosso coração, 20sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 21Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário